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SoftwareOne lança nova logomarca para refletir a evolução dos negócios


A SoftwareOne anunciou uma nova identidade de marca e posicionamento de mercado que reflete a transformação da empresa nos últimos cinco anos. Durante este período, a SoftwareOne evoluiu de revendedora de licenças, a provedora global de softwares e soluções em nuvem que apoia as organizações a passarem pela jornada da evolução digital. Para externar esta transformação, o rebranding será incorporado nos 90 países em que a marca está presente atualmente, sendo gerenciado em etapas para garantir uma transição estratégica.
 
A SoftwareOne vem expandindo o seu portfólio de serviços por meio de aquisições de novas empresas, bem como sua estrutura, que triplicou de tamanho com a contratação de mais de 5.500 novos colaboradores. Hoje, a companhia oferece um portfólio de serviços baseados em tecnologia e IP, permite que as empresas desenvolvam e implementem holisticamente suas estratégias comerciais, de tecnologia e de transformação digital. Através da modernização de aplicativos, migração de workloads críticos em nuvens públicas, gestão de software, inovação, segurança, governança e computação em nuvem. Suas ofertas são conectadas pelo PyraCloud, a plataforma digital exclusiva da SoftwareOne que fornece aos consumidores inteligência acionável por data-driven.
 
De acordo com o Country Manager da SoftwareOne, Otavio Argenton, a companhia foi acompanhando as modificações do mercado ao longo dos anos. “Começamos em 1992 como uma empresa local. Desde então, fomos ampliando o nosso foco, fazendo não apenas a revenda de licenças, mas também todo o gerenciamento delas. A partir de 2001, iniciamos a venda de serviços gerenciados, em 2004 éramos Microware e compramos a SoftwarePipeline, empresa suíça, especializada em toda a área de licenciamento. A partir daí, criamos oficialmente a SoftwareOne e passamos a atender todos os mercados internacionais”, relembra.
 
Para Argenton, o rebranding chancela a SoftwareOne como referência na oferta de serviços, que representa um % significativo do core business. “Nós já somos reconhecidos como revendedor de licenças, tanto que, por sermos multicloud, nos tornamos os maiores parceiros da Microsoft e da AWS, na América Latina. Mas, nos últimos anos, iniciamos um trabalho muito forte na venda dos nossos serviços, especialmente após a aquisição da Comparex. Por isso, este é o momento ideal para viabilizarmos o novo posicionamento de marca”, afirma.
 
Para o executivo, o histórico de aquisições da companhia é uma estratégia que reflete no crescimento e consolidação dos negócios. “Somente em 2020, a SoftwareOne comprou duas empresas, e em 2019, cinco. Nós fomos crescendo por meio das aquisições e expandindo nosso business além do mercado europeu ao longo dos anos”, comenta.
 
A nova marca refletirá o provedor completo que a companhia se tornou. “A maneira como as organizações compram e gerenciam software vem mudando há anos, impulsionada pela mudança para a nuvem e o modelo de everything-as-a-service. Com base em nossa sólida experiência em licenciamento, criamos uma oferta holística e uma equipe excepcional de especialistas para atender nossos clientes em todas as suas jornadas na nuvem. Nesse sentido, o rebranding reforça exatamente esse propósito”, explica.
 
Pessoas no centro de tudo
A nova marca apresenta um logotipo em preto e branco, no qual a palavra “Software” é incorporada à palavra “One”, enfatizando que a SoftwareOne traz para seus clientes todo o alcance global e local necessário, conhecimento comercial (software) e expertise tecnológica, além de insights por meio de dados, sempre reforçando a importância das pessoas no centro de tudo.
 
Segundo a Diretora de Marketing da SoftwareOne no Brasil, Renata Mello, o nome da empresa não mudará, mas a logomarca sim, trazendo ainda mais evidência a palavra “One”. Neste contexto, Renata destaca que foi realizada uma consultoria e análise de percepção da marca da SoftwareOne em alguns mercados, e partir deste diagnóstico, foi desenvolvida a estratégia de rebranding. “A palavra “Software” é muito forte, uma vez que começamos sendo um revendedor de licenças. No entanto, com o tempo, entendemos que é importante falar de software, mas também é fundamental focar em serviços, trazendo as pessoas para o centro dessa transformação. Este é o nosso posicionamento, pensando que as pessoas são únicas, assim como cada negócio. A palavra “One” enfatiza esse discurso, trazendo à tona a questão da humanização”, explica.
 
Renata relembra que o processo da escolha do novo logotipo passou por um comitê interno, com a participação e votação de diversos executivos. “Falamos muito sobre esse storytelling, ou seja, da narrativa que gostaríamos de transmitir ao mercado. A versão que chegamos destaca exatamente o que somos: um meio para ajudar as empresas a alcançarem seu objetivo de evolução digital, participando desse processo como um todo, junto de nossos clientes”.
 
Alinhamento global
Renata comenta sobre a complexidade de realizar um rebranding globalmente, o qual teve duração de quase dois anos. “Cada país possui uma maturidade diferente, é focado em determinados serviços e soluções. Então, quando acontece uma mudança nesse nível, é uma oportunidade de equalizar essa mensagem, fortalecendo a marca no mundo inteiro”, opina.
 
Para a executiva, o desafio agora é a execução, com todas as regiões alterando essa logomarca e posicionamento. “Esse movimento é muito forte e vai além de uma atualização no site. Por isso, treinamos todo o nosso time comercial e reforçamos o tom das nossas campanhas e materiais de comunicação, reiterando nosso total apoio aos clientes, que estão no centro de todas as ações que fazemos”.
 
Investimento ao longo dos anos
Renata ressalta que investir no rebranding tornou-se crucial para alcançar os audaciosos objetivos da empresa a médio e longo prazos. “A construção de uma marca não acontece em um mês e nem em um ano. Trata-se de um processo de anos e temos trabalhado isso já há um bom tempo, nas nossas campanhas e em nossos eventos, como o OneTalks e o OneExperience, por exemplo, abordando a evolução digital e as pessoas no centro de tudo.  Desta maneira, quanto mais a nossa marca se robustece, mais rápido conseguimos os melhores resultados e também nos ajuda a atrair os melhores talentos”.
 
De acordo com Renata, a SoftwareOne conta com uma série de iniciativas, a fim de promover “a melhor experiência de trabalho na vida das pessoas” e se consolidar como marca empregadora. “Para o rebranding ser efetivo, é preciso uma mudança não apenas no papel, mas que reflita exatamente o que a empresa representa. Posso afirmar que com a nova logomarca, agora realmente somos um espelho, e podemos mostrar ao mercado o que somos com assertividade”, finaliza.
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