Comissão Feminina de Automobilismo da CBA anuncia calendário de ações de 2024
Estágio em Motorsports levará estudantes e profissionais à Porsche Cup, no fim de abril, em Interlagos;
Seletiva de Kart terá nova edição; e Experiência para Estudantes retornará à Fórmula 1
A temporada começou agitada e com boas perspectivas para a Comissão Feminina de Automobilismo da CBA, presidida pela piloto Bia Figueiredo e integrada pela engenheira Rachel Loh e pela publicitária e especialista em marketing esportivo Bruna Frazão.
Depois de levar 15 engenheiras, mecânicas, publicitárias, jornalistas e comissárias de pista, entre formadas e estudantes, para estagiar na edição 2024 do GP de São Paulo Mil Milhas de Interlagos, em janeiro, e de levar 120 estudantes para conhecer os bastidores da Fórmula E, no São Paulo E-Prix, em março, a Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) levará 20 selecionadas para estagiar na Porsche Cup, no fim de abril, em Interlagos, entre estudantes e profissionais, nas áreas de engenharia, mecânica, pneus, rodas e logística, e comunicação.
“Nesta temporada, nós inclusive mudamos o nome dessa ação, que, no ano passado, era Engenheiras e Mecânicas, para Estágio em Motorsports, agregando outros setores importantes do automobilismo, dando um caráter multidisciplinar a esse trabalho”, conta Bruna Frazão. Esse projeto terá programação intensa em 2024, proporcionando fins de semana de estágio em corridas da Stock Car, da Fórmula 4, da Copa Truck e do rally Mitsubishi Cup.
“Na Porsche Cup, além do estágio, nós também teremos um curso ministrado pelo Sergio Berti, membro do Conselho Técnico Desportivo Nacional (CTDN) da CBA, que dará um treinamento básico de comissários de corridas para as participantes”, revela Rachel Loh. Berti é o responsável designado por Giovanni Guerra, presidente da CBA, para os cursos de formação, atualização e padronização de procedimentos dos oficiais de competição da confederação.
Em março, a CFA abriu uma nova frente de ação, com a estreia de um carro com o selo FIA Girls on Track Brasil no Mitsubishi Cup, rally cross country de velocidade da Mitsubishi. Moara Sacilotti pilotou o Eclipse Cross R #61 da equipe Spinelli Racing, com o navegador Fábio Pedroso. E teve o apoio da mecânica Patricia Nunes Felix Aguiar e da engenheira Gabryelle Freitas na primeira etapa do ano, em Pirassununga (SP).
A Seletiva de Kart, grande sucesso da CFA em 2023, terá nova edição, no mesmo formato, com a participação de meninas e moças de oito a 25 anos de idade. Só que, em vez de disputar a Copa Brasil de Kart, como no ano passado, as vencedoras de três categorias irão competir no Campeonato Brasileiro de Kart, em outubro, com todos os custos pagos pela CFA.
Outro grande sucesso, a ação Experiência para Estudantes deve ter nova edição no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, que, na última prova em Interlagos, recebeu 32 meninas e moças para assistir palestras e conhecer os bastidores da categoria.
“Em 2023, primeiro ano da CFA, tivemos várias realizações, todas graças ao esforço de muitas colaboradoras e ao grande apoio da FIA e da CBA”, agradece Bia. “Em 2024 começamos conquistando o apoio da Mitsubishi, que viabiliza nossa participação na Mit Cup, com grande colaboração do Guiga Spinelli, dono da Spinelli Racing. Conquistamos também o apoio da Porto, a maior seguradora do País. E temos outras negociações em andamento. Tudo contribui para que possamos ampliar o raio de alcance das nossas iniciativas visando aproximar meninas, moças e mulheres do mercado de trabalho de automobilismo. Estamos felizes e animadas!”