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Wurth do Brasil comprova que transformação digital pode impulsionar negócios sem tirar empregos
Reconhecida pela sua cultura na excelência em atendimento, marca alemã projeta crescimento para 2025
Em um cenário onde o avanço da inteligência artificial levanta questionamentos sobre o impacto nas oportunidades de trabalho, a empresa do Grupo Würth, a Wurth do Brasil apresenta uma abordagem inovadora, provando que a digitalização pode impulsionar os negócios sem comprometer os empregos, provando que o relacionamento humano entre cliente e vendedor é fundamental em todo o processo.
Fundada em 1945 na cidade de Künzelsau, Alemanha, no período pós-guerra, a Würth sempre teve a equipe de vendas como parte essencial de seu DNA. "A marca da Würth é o aperto de mão, a confiança e a responsabilidade entre o vendedor e o cliente", afirma Marco Avelino, diretor de vendas e marketing no Brasil. Mesmo com o crescimento do comércio eletrônico, a empresa mantém seu compromisso com os vendedores, contando com uma equipe de vendas de 1.400 funcionários no Brasil, dos 1.800 colaboradores totais.
Enquanto muitas empresas enfrentam desafios ao integrar o varejo digital, a Wurth do Brasil encontrou uma solução para garantir que a digitalização não ameace o relacionamento vendedor-cliente. Mesmo que um cliente realize uma compra online sem assistência, o vendedor associado a esse cliente recebe comissão como se fosse uma venda presencial. Além disso, o nome e a imagem do vendedor são destacados na plataforma, proporcionando aos clientes uma experiência personalizada e fortalecendo os laços entre eles.
Para garantir o sucesso dessa abordagem, a empresa investe em treinamento para sua equipe de vendas, capacitando-os a utilizar a plataforma digital como uma ferramenta de apoio. Isso permite que os vendedores mantenham um contato mais próximo com os clientes, inclusive montando carrinhos de compras personalizados e ofertas relevantes.
Como resultado, o e-commerce, que representou 13% da receita da marca no Brasil no ano passado, deve aumentar para 15% este ano, enquanto 200 novos vendedores foram contratados. Transações realizadas pela equipe de televendas também comissionam os vendedores externos.
"Nossa prioridade é impulsionar o crescimento das vendas e garantir a satisfação do cliente, independentemente do ponto de contato utilizado para efetuar a compra. Tanto o canal digital quanto a equipe de televendas são reconhecidos pelos nossos vendedores como ferramentas de suporte que facilitam esse processo. Da mesma forma, nossos clientes percebem a empresa como uma entidade integrada, na qual recebem toda a assistência do vendedor e desfrutam da conveniência do multicanal", afirma Avelino.
A empresa também conta com segmentos especializados para a revenda, que respondem por 25% das vendas no país, sob a marca W-Max Revenda Mobilidade e Revenda Construção - criada especialmente para atender as lojas de auto e moto peças e as casas de materiais para construção.