TITULO
Notícias do Dia > Instituto Localiza e Sebrae Minas se unem

Instituto Localiza e Sebrae Minas se unem para impulsionar pequenos negócios de alimentação
da Região Noroeste de Belo Horizonte


Cerca de 40 pessoas que empreendem no ramo de alimentação e vivem no bairro Cachoeirinha, em Belo Horizonte, estão recebendo capacitação para impulsionar seus negócios. A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto Localiza e o Sebrae Minas, por meio do Programa Comunidade Empreendedora, iniciado em 2023 para fortalecer os pequenos negócios da região. No primeiro ano, foram trabalhados temas relacionados à gestão e abertura de negócios. Nesta edição, as capacitações, que serão oferecidas até outubro, são baseadas na metodologia do Prepara Gastronomia, iniciativa que oferece suporte empresarial aos empreendimentos de alimentação fora do lar.
 
De acordo com dados da Receita Federal, Minas Gerais é o segundo estado no país que concentra o maior número de bares e restaurantes. São 68 mil empreendimentos, sendo 99% pequenos negócios, que geram aproximadamente 79 mil postos de trabalho. “Idealizamos uma jornada de conhecimento formada por aulas teóricas e práticas, incluindo o aperfeiçoamento de habilidades técnicas dos participantes, cada um em sua especialidade, na área de alimentação. Assim, esperamos que esses negócios evoluam ainda mais”, comenta o presidente do Instituto Localiza, Marco Antônio Martins Guimarães.
 
A maioria empreendedores beneficiados pela parceria reside em comunidades e bairros vizinhos a matriz da Localiza&Co, no bairro de Cachoeirinha, região Noroeste de Belo Horizonte. Eles participam de oficinas, palestras e consultorias que incluem orientações desde a elaboração de fichas técnicas de produtos até a criação de cardápios e aperfeiçoamento do marketing digital de seus negócios. As atividades acontecem no espaço do Localiza Labs.

“Queremos não apenas profissionalizar os negócios, mas também melhorar seus resultados em um mercado desafiador. A iniciativa oferece conhecimento técnico e estratégico para que esses negócios possam alcançar patamares ainda mais elevados. Mais do que isso, nosso objetivo é preparar os empreendedores para as novas demandas do mercado, estimulando não só a gastronomia, mas também a geração de emprego e renda nas comunidades”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
 
Transformando vidas
Laisa Helena Ribeiro e Bianca Alves de Sousa, sócias da doceria "Pedacinho de Céu", estão potencializando seu negócio com a ajuda das orientações oferecidas pelo Programa Prepara Gastronomia. As empreendedoras produzem e vendem geladinhos gourmet, bombons, trufas, alfajores, palhas italianas nas ruas do bairro, além de aceitarem encomendas de outros produtos que podem ser personalizados. Assim, esperam por um futuro melhor graças ao conhecimento adquirido com a formação. 
 
Laisa, formada em Recursos Humanos, e Bianca, especialista em Saúde Bucal, criaram a “Pedacinho de Céu” em 2019, quando decidiram unir suas paixões pela confeitaria. Inspirada pela mãe, Bianca vendia doces desde pequena. Ela resolveu largar o emprego para abrir seu próprio negócio. Laisa, que vendia doces na faculdade, também deixou o emprego em 2021 para se dedicar integralmente ao empreendedorismo.
 
Com o início da pandemia, as empreendedoras começaram a vender seus doces nas ruas do bairro onde moram. Diariamente, Bia percorre um trajeto de 6 km entre Nova Cachoeirinha e São Francisco. No começo, carregava uma pequena caixa de isopor, mas logo a demanda cresceu, e precisou adquirir dois carrinhos para transportar os produtos. O esforço tem valido à pena, tanto que as sócias construíram a casa onde vivem com o dinheiro da venda dos doces.
 
Em 2023, as sócias foram selecionadas para participar do Programa Comunidade Empreendedora. Na época, elas receberam consultorias individuais do programa. Hoje, afirmam que o aprendizado foi fundamental para colocar o negócio no rumo certo.
 
"A parte mais complicada era a precificação," relata Laisa. "Tivemos acesso a várias ferramentas que facilitaram esse cálculo. No final, notamos como uma boa gestão é essencial para a sobrevivência do nosso negócio." Bianca complementa: "Com o Prepara Gastronomia tudo mudou. Aprendemos a separar as despesas pessoais das finanças do negócio, além de avaliar melhor as alternativas para tomar a decisão mais assertiva."
 
Entre os planos da dupla para o futuro está a abertura de uma loja física para pronta entrega e delivery. "Queremos que nossos clientes venham até nós. Agora, vamos colocar em prática as estratégias que aprendemos para atraí-los e assim aumentar as encomendas," explica Laisa. A meta também é ampliar o número de funcionários para oferecer um atendimento com mais qualidade para atender uma clientela diversificada.
 
O conhecimento somado à troca de experiência com outros empreendedores têm sido cruciais para o sucesso das empreendedoras. "Estamos aprendendo para crescer. Somos corajosas e estamos confiantes e preparadas para seguir em frente," conclui Laisa.
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis