Mattia Binotto assume posição de liderança da Audi na Fórmula 1
Os preparativos para ingressar na principal competição do automobilismo global estão a todo vapor na Audi. Como parte da aquisição completa de todas as ações da Sauber Holding AG e do realinhamento de sua estrutura de controle, a gestão da futura equipe de fábrica da Audi está sendo renovada. No dia 1º de agosto, o ex-chefe da equipe de F1 Mattia Binotto se juntará ao projeto Audi F1 e assumirá sua liderança nas dependências da Sauber na cidade de Hinwil, na Suíça.
“Estou muito satisfeito por termos conseguido recrutar Mattia Binotto para o nosso ambicioso projeto de Fórmula 1”, destacou Gernot Döllner, CEO da AUDI AG. “Com sua vasta experiência de mais de 25 anos na Fórmula 1, ele sem dúvida será capaz de contribuir de maneira decisiva para a Audi.” Após se formar em engenharia mecânica na Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, o italiano se juntou imediatamente à equipe de testes de F1 da Ferrari, em 1995. Posteriormente, ocupou vários cargos, de Engenheiro-chefe à Gerente do Departamento de Motores e Diretor Técnico. Em 2019, ele também foi nomeado Chefe de Equipe da Escuderia Ferrari.
No futuro, Mattia Binotto será Diretor Operacional e Diretor Técnico (COO e CTO) na equipe de liderança da Sauber Motorsport AG, com responsabilidade pela gestão operacional e sucesso esportivo da equipe de corrida. Mattia Binotto se reportará ao Conselho de Administração da Sauber Motorsport AG.
A decisão de Mattia Binotto faz parte do realinhamento da estrutura de controle da futura equipe de fábrica da Audi. Este realinhamento garante a autonomia e independência do projeto Audi F1. Neste contexto, a Audi está reorganizando a equipe de gestão das suas atividades de F1. “Nosso objetivo é avançar com todo o projeto da Fórmula 1 por meio de estruturas de gestão claras, responsabilidades definidas, interfaces reduzidas e processos de tomada de decisão eficientes. Para isso, a equipe deve ser capaz de agir de forma independente e rápida”, afirma Gernot Döllner, que futuramente assumirá o cargo de presidente do Conselho de Administração da Sauber Motorsport AG.
Oliver Hoffmann, anteriormente presidente dos conselhos de administração de todas as empresas Sauber, e Andreas Seidl, anteriormente CEO da Sauber Motorsport AG e Sauber Technologies AG, estão deixando o projeto como parte desse realinhamento. “Gostaria de agradecer a Oliver e Andreas pelo seu importante trabalho no estabelecimento da nossa entrada na Fórmula 1 e pelo seu compromisso em prepará-la”, afirma Gernot Döllner.