RENAULT 5 TURBO 3E: A LENDA ESTÁ DE VOLTA COMO O PRIMEIRÍSSIMO ‘MINI-SUPERCARRO’ ELÉTRICO
O design externo do Renault 5 Turbo 3E foi projetado para um supercarro, onde a exuberância (como nos para-choques proeminentes e nos para-lamas traseiros mais largos) realça ainda mais o protagonismo da esportividade, agilidade e otimização da aerodinâmica. Além do peso, é justamente a aerodinâmica que desempenha um papel-chave para a eficiência de um veículo elétrico.
A primeira inspiração para o design do Renault 5 Turbo 3E foi naturalmente tirada dos modelos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais. Também são encontrados traços e componentes do recente Renault 5 E-Tech elétrico, como as lanternas traseiras e retrovisores externos, mas a ideia que norteou o projeto era fazer o renascimento do legado histórico destes dois modelos dos anos 80, com a integração de tecnologias modernas para situar o veículo nos dias atuais e otimizar as performances. A isso chamamos de retrofuturismo, abordagem utilizada na reinterpretação dos modelos Renault 5 e Renault 4 para criar o Renault 5 E-Tech elétrico e o Renault 4 E-Tech elétrico.
“Reinterpretar os lendários modelos Renault 5 Turbo e Turbo 2 é um desafio pra lá de ousado. Mantivemos a exuberância e o espírito das competições e integramos tecnologias modernas, com uma aerodinâmica otimizada para a era da mobilidade elétrica. Cada linha e cada volume transmite um equilíbrio entre performance e personalidade. Mais do que uma homenagem, o Renault 5 Turbo 3E é uma máquina de sensações e emoções, que pode ser personalizada infinitamente”.
Gilles Vidal, Vice-Presidente de Design, Renault & Ampere
Para reviver a base genética dos modelos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais, o Renault 5 Turbo 3E utiliza uma plataforma inédita, desenvolvida especificamente para ele com uma arquitetura de tração traseira. Comparado com o Renault 5 E-Tech elétrico (3,92 m de comprimento e 2,54 m de distância entre eixos), o para-brisa foi recuado e o entre eixos aumentado (2,57 m), resultando em medidas espetaculares, para um comprimento de 4,08 m, largura de 2,03 m e altura de 1,38 m, que dão destaque às linhas sofisticadas. Um exemplo é a coluna do para-brisa, que parece fusionar em direção às rodas dianteiras. Com estas dimensões, o Renault 5 Turbo 3E tem o comprimento de um compacto urbano e a largura de um supercarro. As performances que ele entrega permitem a criação da categoria dos “mini-supercarros”.
A frente do Renault 5 Turbo 3E mantém o mesmo layout de seus precursores, com faróis quadrados – agora com tecnologia LED – que se fundem nos cantos do capô, uma faixa estreita com três seções centrais e dois faróis também quadrados, anteriormente de longo alcance e agora substituídos por faróis de rodagem diurna de LED.
Tanto a lâmina aerodinâmica que circunda o para-choque dianteiro como a saída de ar superdimensionada, localizada sobre o capô, contribuem para otimizar a sustentação negativa, permitindo obter um equilíbrio perfeito entre a dianteira e a traseira. Para maximizar a eficiência dos fluxos de ar, as entradas laterais do para-choque conduzem o ar para a frente das rodas, enquanto que as entradas localizadas nos para-lamas traseiros canalizam o fluxo de ar para baixo dos faróis, atrás do veículo. Além destas entradas de ar laterais superiores, as entradas de ar inferiores atuam no resfriamento dos freios. A entrada de ar lateral esquerda dissimula a portinhola de recarga da bateria.
Na lateral, uma moldura especificamente projetada contorna as colunas do para-brisa e a parte superior da cabine, fundindo com o spoiler traseiro e remetendo ao espírito dos modelos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais. Uma lâmina aerodinâmica atravessa a carroceria entre as duas lanternas traseiras e um difusor contribui para a eficiência, maximizada pelas bordas salientes do para-choque.
Sendo um puro modelo de 2 portas e 2 lugares, o Renault 5 Turbo 3E oculta sob os grandes para-lamas suas rodas de 20 polegadas – cada uma integrando um motor elétrico. Toda a eletrônica de potência se localiza entre eles, ao passo que a bateria está localizada abaixo do assoalho. Esta arquitetura permite liberar muito espaço no porta-malas para as bagagens – uma proposta única em um veículo esportivo – e reduzir o centro de gravidade.
Arquitetura técnica projetada para a ultraperformance
Assim como e Renault 5 E-Tech elétrico, o Renault 5 Turbo 3E foi desenvolvido com base em uma plataforma totalmente dedicada à arquitetura elétrica, para maximizar as performances sem abrir mão de nada. O principal objetivo foi projetar o veículo mais leve, ágil e performante possível, seguindo o padrão dos supercarros, principalmente para ir de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos.
“O Renault 5 Turbo 3E é uma oportunidade fantástica para a Alpine demonstrar sua expertise em engenharia, arquitetura e desenvolvimento de carros esportivos elétricos, com foco na experiência ao volante. Para atender as ambições extremamente ambiciosas das especificações deste ‘restomod’ que está lançando a categoria dos mini-supercarros e equipá-lo com as tecnologias mais modernas e inovadoras, não poupamos recursos no desenvolvimento de uma plataforma específica e na estreia mundial destes motores elétricos instalados nas rodas, capazes de entregar 540 cavalos e atingir 0 a 100 km/h em aproximadamente 3 segundos. Já o chassi foi calibrado para reproduzir as mesmas sensações de agilidade de antes, colocando o prazer de dirigir como protagonista do projeto”.
Philippe Krief, CEO da marca Alpine e CTO do Renault Group
Esta tarefa foi incumbida à Alpine, cujos engenheiros se especializaram no desenvolvimento de carros esportivos elétricos com o desenvolvimento dos modelos A110 E-ternité, A290 e A390. Os engenheiros desenvolveram uma plataforma dedicada em alumínio, capaz de acomodar qualquer arquitetura. Para a motorização, eles escolheram equipar cada uma das rodas traseiras com um motor elétrico (tração traseira), o que resultou em quatro vantagens:
Um torque extraordinário de 4.800 Nm
Uma potência de saída ainda mais imediata do que com um motor elétrico clássico, permitindo um efeito que lembra muito o turbo do passado, mas sem o viés do tempo de resposta;
Um ganho importante em termos de espaço e peso no eixo traseiro;
Ainda mais agilidade, com o controle individualizado de cada um dos dois motores.
Com a bateria localizada embaixo do assoalho, os engenheiros da Alpine responsáveis pela tunagem e suspensão puderam aproveitar o centro de gravidade menor para atingir o máximo de agilidade, com performances de tirar o fôlego e capacidades de drift espetaculares (com uma função ‘drift assist’ dedicada e um freio de mão vertical do tipo rali), para sensações de condução arrebatadoras. Por esta mesma razão, a superestrutura do veículo é produzida em carbono, material que entrega tanto resistência como leveza.
Incluindo a bateria de 70 kWh, o Renault 5 Turbo 3E tem um peso total de apenas 1.450 kg aproximadamente. Com sua motorização de 540 cv (2 x 200 kW), ele apresenta uma relação peso x potência excepcional de 2,7 kg/cv, semelhante à de supercarros icônicos. É possível ir de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos e a autonomia é superior a 400 km em estradas (ciclo WLTP misto pendente de homologação). A recarga completa da bateria em corrente alternada é feita em aproximadamente 8 horas, por meio de um carregador embarcado de 11 kW.
Para um uso esportivo em circuito, o Renault 5 Turbo 3E será capaz de fazer várias ‘hot laps’ com velocidade máxima de até 270 km/h, antes de recargar rapidamente graças à infraestrutura de 800 volts e potência de recarga que chega a 350 kW em corrente contínua. São necessários apenas 15 minutos para passar de 15 a 80% da capacidade da bateria. Para as ultrapassagens, o volante vai contar com um botão que dispara um adicional de potência. Outro botão vai permitir ajustar a frenagem regenerativa em quatro níveis. Já as regulagens MULTI-SENSE vão oferecer quatro modos de condução: Regular, Snow, Sport e Race (que também inclui a função ‘drift assist’).
Interior esportivo e conectado
Do lado de dentro, o espírito será totalmente esportivo, com bancos do tipo concha equipados com cintos de segurança de 6 pontos, componentes produzidos em sua maioria em carbono para reduzir o peso do veículo e materiais topo de linha, como o couro Alcantara para o revestimento dos bancos e do painel. O freio de mão vertical do tipo rali vai dar o toque final a este ambiente interno turbinado.
De frente para o motorista, as telas OpenR de 10,1’’ e 10,25’’ apresentam as informações de condução, navegação e multimídia por meio de uma interface que presta uma homenagem ao legado do painel dos modelos Renault 5 Turbo e Turbo 2 originais, oferecendo uma experiência de condução moderna e conectada, adaptada a um veículo homologado para um uso nas ruas, mesmo com tantos atributos esportivos. Já disponível no Renault 5 e no Renault 4 E-Tech elétrico, o sistema OpenR Link com Google integrado vai oferecer acesso a vários serviços Google, que são atualizados continuamente com o passar dos meses e anos. Um dos exemplos é o Google Maps, que vai incluir o planejamento de rotas no modo elétrico e a programação da recarga até o destino.
Visual totalmente personalizável
O Renault 5 Turbo 3E estará disponível com várias opções de cores externas e internas, algumas delas remetendo ao visual histórico dos modelos Renault 5 Turbo e Turbo 2 de série, como o Vermelho Grenade ou o visual de competição ‘Tour de Corse 1982’, que mescla as cores amarelo, branco e preto. Também estarão disponíveis o acabamento ‘gentleman driver’ e outras opções pra lá de contemporâneas.
Os clientes contarão com amplas opções de personalização, desde as cores da carroceria até os revestimentos internos (bancos, painel frontal e das portas, console central, etc.). Também será possível criar um veículo totalmente exclusivo, graças ao envolvimento dos designers da Renault.
1.980 exemplares numerados
Um veículo excepcional para clientes exigentes requer planos de financiamento e comercialização excepcionais! Como parceiros privilegiados, as concessionárias que participarem do programa de pré-venda também participarão do pré-financiamento, seguindo a estratégia de financiamento antecipado (‘upfront funding’). Um verdadeiro esforço coletivo que também envolve os clientes. O Renault 5 Turbo 3E será comercializado em vários mercados-chave como Europa, Oriente Médio, Japão e Austrália, em 1.980 unidades – número que presta uma homenagem ao ano de comercialização do Renault 5 Turbo –, todas numeradas. Os clientes também terão a opção de escolher o número da placa no momento do pedido. O período de pré-venda se inicia nas próximas semanas e as primeiras entregas acontecem no decorrer de 2027.