TITULO
Notícias do Dia > Ausência de tecnologia para gestão freia competitividade no mercado
Ausência de tecnologia para gestão freia competitividade no mercado de revenda de veículos
 
Imagine a seguinte situação: o cliente chega à revendedora para negociar um veículo usado. Em um processo “analógico”, o vendedor transforma o repasse em uma grande dor de cabeça: supervaloriza o automóvel após ligar para dois colegas lojistas, aguarda quase 1h até que o gerente autorize todo o processo e, quando finalmente recebe a autorização para o repasse, não consegue contato com o comprador. Resultado: veículo parado no show room, acumulando custo e sem previsão de revenda.
 
O caso não é incomum. Cerca de 60% das locadoras e revendedoras ainda sofrem com as dificuldades para modernizar e gerir os estoques. Avaliações feitas de forma manual, falta de referência de mercado para precificação e ausência de um sistema integrado de dados são alguns dos “gargalos” que freiam a produtividade e a lucratividade do negócio.
 
Segundo Ricardo Lima, diretor de operações da Auto Arremate, plataforma de gestão e comercialização de veículos no ambiente B2B, padronizar e digitalizar todas as etapas do processo são passos que ajudam a garantir a eficiência e controle nas operações. "Sem um processo digital padronizado, as concessionárias perdem agilidade, margem e volume de vendas. Isso compromete diretamente a competitividade da empresa", afirma.
 
Lima diz que entre os principais erros cometidos pelas empresas que ainda não aderiram à digitalização estão a avaliação manual de veículos, a ausência de classificação de estoque por categorias (A, B ou C), precificação baseada apenas na experiência de lojistas e a falta de integração entre os setores de avaliação, venda e faturamento.
 
Ainda de acordo com o executivo, usar uma plataforma para digitalizar todo o processo não apenas padroniza a avaliação dos veículos, mas também ajusta os preços pagos segundo o mercado e elimina as “surpresas” no momento da negociação. Além disso, acrescenta, integra com sistemas DMS, facilitando o faturamento e consolidando dados em um dashboard de gestão. 
 
“É possível acompanhar em tempo real métricas como número de avaliações, taxa de captação por loja, vendedor, modelo, marca e região. Esses inputs contribuem para a confiança de todas as informações e governança baseada em dados”, explica Lima.
 
Outro diferencial de um processo digitalizado e integrado é permitir a venda de veículos fora do perfil de varejo para lojistas de todo o Brasil, sem depender exclusivamente de parceiros fixos ou contatos individuais de avaliadores.
 
Para empresas que buscam melhorar a performance, Lima explica que também é possível basear as decisões em relatórios de vendas, conversões e margens, além de acompanhamento do ciclo completo do cliente — desde a avaliação até a venda final. 
 
"Geramos relatórios mensais para cada operação e oferecemos treinamentos para que nossos clientes saibam extrair o máximo da ferramenta. O objetivo é tornar o processo de ponta a ponta mais estratégico", conclui o executivo. 
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis