TITULO
Auto Review Test Drive > Chevrolet Celta VHC Flexpower



 

Chevrolet Celta VHC Flexpower 2006



Indaiatuba - SP - A GMB armou mega evento em seu Campo de Provas de Cruz Altas no município de Indaiatuba, interior de São Paulo para apresentar a mais de 100 jornalistas especializados o Celta VHC 1.0 Flex Power.

A linha 2006 continua com três versões e diferentes níveis de acabamentos e conteúdos: "Life", "Spirit" e "Super". Além da opção "Off-Road" que alterna radicalmente o visual do Celta. Com a nova motorização o Celta se torna o primeiro veículo com opção Off-Road 1.0 flexível do Brasil.

"Liderar a preferência do consumidor é a missão da General Motors. O lançamento do Celta VHC Flexpower é uma demonstração inequívoca do compromisso que nós temos com a satisfação total do cliente. O melhor carro pequeno do mercado brasileiro agora traz a mais avançada tecnologia de motores flexíveis", destaca Ray G. Young, presidente da GM do Brasil e Mercosul.

"O Brasil é o único país do mundo com dimensões continentais, onde o motorista pode trafegar de uma distância entre Manaus e Porto Alegre com um automóvel movido a álcool", também destacou o vice-presidente da GeneraL Motors do Brasil José Carlos Pinheiro Neto.



Novo motor Flexpower

A linha 2006 do Chevrolet Celta conta agora com esta nova motorização, o VHC Flexpower, equipado com o sistema eletrônico MultiFuel(, desenvolvido pela Delphi em parceria com a GM Powertrain. Ela é baseada na família I, com 1.0 litro com potência máxima é de 70 cavalos e o uso do álcool ou gasolina a 6.400 rpm. O torque é de 9,0 kgfm com o álcool e de 8,8 kgfm com gasolina. A taxa de compressão é de 12,6:1.

O funcionamento para o consumidor é simples. Basta abastecer com gasolina, álcool ou a combinação dos dois combustíveis, em qualquer proporção. O motor reconhece imediatamente a mistura e passa a oferecer o melhor desempenho.

Logo após o abastecimento do veículo, a bóia do tanque identifica que o seu conteúdo foi alterado. Desta forma, o módulo central eletrônico (ECM - Engine Control Module) que está monitorando o sistema entra em modo de reconhecimento.

Durante a queima da nova mistura, um sinal do sensor de oxigênio (sonda lambda) é enviado para o ECM que determina através de algoritmos qual é a nova mistura de combustível existente no tanque. Com isso a quantidade e o tempo de injeção de combustível são acertados instantaneamente.

O software da unidade de controle otimiza também o avanço de ignição do motor para cada mistura de combustível através da leitura do sensor de detonação (knock sensor). O ECM monitora constantemente o sistema e processa o algoritmo de reconhecimento de combustível centenas de vezes a cada segundo. 

Para trabalhar com o sistema multicombustível, o Celta 1.0 VHC Flexpower recebeu algumas alterações como: nova bomba de combustível (semelhante à utilizada nos veículos movidos a álcool hidratado), novo sensor de oxigênio (passando a ser aquecido), sistema de partida a frio, ECM com novo software/calibração para controle da mistura de combustível muito mais moderno e rápido, além de novos bicos injetores de última geração com maior vazão.



Desempenho e economia

O Chevrolet Celta VHC Flexpower 1.0 2006 apresenta números empolgantes, tanto de desempenho quanto de economia. Utilizando álcool a velocidade máxima é de 157 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 13s0. Já quando passamos para a gasolina a velocidade máxima fica em 156 km/h  com  a  aceleração  de  0 a 100 km/h em 13s5.

Se o desempenho é ligeiramente inferior com o uso da gasolina, nos números de consumo as posições se invertem. Utilizando apenas gasolina o Celta VHC Flexpower percorre 13,7 km/l na cidade, 18,0 km/l na estrada com uma média de 15,6 km/l. A autonomia chega a 828 km. Quando abastecemos com álcool o Celta percorre 9,8 km/l na cidade, 12,2 km/l na estrada, fazendo uma média de 10,9 km/l. A autonomia é de 561 km.

Nas próximas edições estaremos publicando o test-drive completo do Celta 1.0 Flex Power.










<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis